quinta-feira, 4 de abril de 2013

Futsal: Guarda-Redes = Meia Equipa

O guarda-redes é o último elemento de uma equipa a defender e o primeiro a atacar.
Com base neste facto vou partir para a minha análise sobre esta posição e o tipo de treino que posso realizar com os guarda-redes.

Em primeiro lugar, e isto para mim é lei, não me posso escudar atrás da falta de tempo, nem da falta de recursos, humanos ou outros, para não trabalhar uma posição tão específica no futsal.
Outra lei que aplico a mim é o tentar arranjar sempre desculpas para trabalhar mais e melhor, e não o contrário.

Se sou o único treinador e se tenho pouco tempo de treino, então aposto na ORGANIZAÇÃO, no CONTROLO, no DINAMISMO.

Ou seja, crio a minha ficha de treino com indicação dos exercícios que pretendo realizar e os tempos dedicados a cada um, com indicação de quando preciso de integrar os GR com os jogadores de campo e quando os posso manter a trabalhar em separado, explico a todos os jogadores qual o treino que vamos realizar e desta forma tento que se mantenha o máximo de dinamismo possível no treino.
Nesta perspectiva deixo aqui abaixo uma ideia (ou como lhe quiserem chamar), daquilo que faço.




Na ficha de UT acima estão indicados 4 momentos do treino e a verde os momentos em que o trabalho dos GR é integrado ou separado, bem como utilizar um 2º e um 3º guarda-redes.


Jorge Oliveira (treinador de futsal dos juvenis do Cascais)

Sem comentários:

Enviar um comentário